Páginas

Toda Mafalda - Quino




Olá, pessoas! Finalmente, arrumando um tempinho nessa rotina terrível que estou levando, vim aqui no blog fazer um review do livro Toda Mafalda, do Quino. Quem me conhece sabe que sou fã da Mafalda e toda sua turma, aliás falei sobre todos os personagens e sobre o "universo" das tirinhas da Mafalda AQUI, vale a pena conferir.


Ao contrário de todos os livros que eu comentei aqui (que podem ou não conter imagens), este livro é feito em quadrinhos. Só em quadrinhos. Assim, podem ser mostradas situações cotidianas da vida de crianças de um modo mais abrangente e leve, sem ter um formato "piadinha" que teria se fosse somente escrito.


O Quino sempre se utilizou da simplicidade infantil da Mafalda para fazer análises políticas muito importantes. Também criticou a sociedade argentina e os costumes da época de maneira brilhante. É interessante se observar neste livro o desenvolvimento dos personagens. Além de algumas mudanças físicas, pequenas mas muito reparáveis, vê-se o amadurecimento de Mafalda psicologicamente, mostrando assuntos cada vez mais polêmicos para, logo depois, mostrar tirinhas de preocupações infantis, como a escola.

Esta edição contém todas as tirinhas publicadas por Quino, da primeira à última, e mostram, com muito humor e carisma, que ser politizado e consciente não significa ser pessimista, e, principalmente, não significa ser adulto. São 420 páginas de um humor pertinente, que mostram que para ser inteligente não precisa ser sério, chato e cansativo. Uma obra para todas as idades. Se uma criança ler as tirinhas, ela vai entender e dar risada (muita). Se um adulto ler, ele vai entender, dar risada e, principalmente, irá refletir sobre. 

Eu sempre achei o humor do Quino, emprestado à Mafalda, de altíssimo nível. É realmente um livro para ler, reler, ler de novo e de novo... e quando terminar, passar para os filhos lerem, relerem e lerem de novo, e de novo...


Há! Não me aguentei, e vou ilustrar o que digitei até agora (pra quem leu, né!). Pincei algumas tirinhas, tarefa nada fácil, mas vou colocar assim mesmo. Espero que gostem!



3 comentários

  1. aaah Mafalda! quem nao gosta? Impossivel nao gostar e rir de suas historias criticas e ironicas.
    Adoro!!!

    bju
    letracomasa

    ResponderExcluir
  2. Oi Kerlynha,
    Ser politizado e consciente...Muito bom isso.
    Não conhecia a Mafalda, claro, já tinha visto algumas coisas mas sem procurar entender.
    Agora com sua postagem, vi com calma.
    São tirinhas fantásticas.
    As duas dos Beatles, a da sopa e da Bomba H, são demais.
    Politicamente incorretas.....eheheh
    Essa edição com todas as tirinhas você deve curtir de montão e evidentemente todos os fãs da Mafalda.
    Gostei, e quero agradecer pelo seu maravilhoso comentário lá na postagem Ciência x Religião.
    Você não escreveu demais não, aliás, tu tens espaço lá no blog. Fique a vontade sempre.

    Beijo e ótima quarta feira pra ti.

    ResponderExcluir
  3. Confesso que amo as tirinhas da Mafalda, elas são incriveeeis, tenho várias aqui !
    Aqui está tão lindo, Já estou seguindo o blog, ele me encantou !

    Tem enquete nova lá no PDE, sua sugestão é muito importante pra nós.
    Ahh, já está participando da promoção lá no blog ?
    Faltam só 15 dias, ainda dá tempoo =)

    Um beijoo da Luuh Martins =*

    ResponderExcluir