Páginas

A Rainha do Castelo de Ar

Sinopse:
Neste terceiro e último volume da série, Lisbeth Salander se recupera, num hospital, de ferimentos que quase lhe tiraram a vida, enquanto Mikael Blomkvist procura conduzir uma investigação paralela que prove a inocência de sua amiga, acusada de vários crimes. Mas a jovem não fica parada, e muito mais do que uma chance para defender-se, ela quer uma oportunidade para dar o troco. E agora conta com excelentes aliados. Além de Mikael, estão nessa jornada Annika Giannini, advogada especializada em defender mulheres vítimas de violência, e o inspetor Jan Bublanski, que segue sua própria linha investigativa, na contramão da promotoria.Com a ajuda deles, Lisbeth está muito perto de desmantelar um plano sórdido que durante anos se articulou nos subterrâneos do Estado sueco, um complô em cujo centro está um perigoso espião russo que ela já tentou matar.




Comentário do Deputamadre:

Enfim, o fim. Depois de passar muitas semanas com Lisbeth Salander, Mikael Blomkvist e companhia, terminei a trilogia Millennium de Stieg Larsson. O livro retorna depois de toda emoção e adrenalina de A Menina que Brincava com Fogo. A melhor sensação do livro, é o desfecho de toda investigação, acompanhar a solução de todos os mistérios da trama (todos mesmo). Claro que depois de tudo isso, o Stieg Larsson nos reservou um pouco mais de adrenalina, mas isso você só vai ficar sabendo se ler o livro. 

A trilogia é brilhante, e o último volume, com suas 688 páginas, não deixa nada a desejar se comparado com os dois primeiros da série. Ele é cheio de suspense, corrupção, investigações, abuso de poder, enfim, aborda diversos assuntos que consegue deixar o leitor com uma curiosidade enorme, e assim o prende da primeira a última página.

O que merece um parágrafo a parte é Mikael Blomkvist e seu mel. Gente, ele é "Ô Cara"! Acredito que todos os homens que leram a trilogia admiram e invejam o protagonista. Fala sério pessoal, durante os três livros ficamos sabendo que Mikael é um conquistador e tanto, e neles é citado seu envolvimento com Erika, Lisbeth, Harriet e Rosa. Fora as pobres que nem possuem o nome citado meras figurantes, afff.



Parte ruim:

Eu achei o último volume um pouco complicado devido ao grande número de personagens e com nomes bem complicados para ajudar. E confesso que em alguns momentos da leitura eu cheguei a xingar o autor! Gente, em certos trechos do livro, ele parece minha avó contando histórias. Para ligar tal personagem ao enredo central, ele volta bem atrás e vem contando tudo nos mínimos detalhes, isso é ótimo pois enriquece, mas se for em exagero torna a leitura muito tediosa. Esses mínimos detalhes cansam muito, e ele é extremamente detalhista, o que como já disse, é bom, mas as vezes prejudica.  Os pontos negativos, ao meu ver, são esses, que em balanço com os positivos não fazem nem cócegas!


A trilogia é composta por:

-> Os Homens que Não Amavam as Mulheres (falei sobre aqui), que tem 522 páginas.
-> A Menina que Brincava com Fogo (falei sobre aqui), que tem 607 páginas.
-> A Rainha do Castelo de Ar, que tem 688 páginas.





Em suma, os três livros são fascinantes, Stieg Larsson tinha uma criatividade e tanto, e volto a afirmar que os livros parecem terem sido escritos para virarem filme mesmo, acho que o autor teve essa idéia desde o início. Vale muito a pena ler, principalmente se você gosta de suspenses policiais, é uma ótima opção!


Espero que tenham gostado!
Bjok's e até!
;)

4 comentários

  1. De fato, Stieg é meio detalhista mesmo. Dá nos nervos às vezes. Mas eu gostei tanto dessa trilogia, e fiquei tão louca pra ler o final, na época, que até me esqueço disso. Essa é uma das minhas leituras favoritas da minha vida inteira!

    bjs

    ResponderExcluir
  2. faz um tempo que eu venho querendo ler esse livro, mas n sei pq mais ainda n criei coragem.
    Ele n parece ser bem um livro qlqr.E de livro complexo e comprido ja estou lendo o Senhor dos aneis, entao por enguanto n tenho previsao de ler esse ai, mas quem sabe um dia :D

    letracomasa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Sou louca por essa trilogia, mas tem de ser com essas capas, são maravilhosas simplesmente!!
    Estão na minha lista imensa de compras =P

    Vc viu, estou quase tomando o lugar da Fátima Bernardes ne? hsuahsuahsauhsa Foi horrivel gravar aquel vídeo! Me senti uma tontinha falando sozinha com a camera =P Vamos ver se melhora essa semana! =)

    Bjus!!!

    ResponderExcluir
  4. Ainda não li nenhum da trilogia. Aliais, eu não sabia q era uma trilogia. Santa ignorância a minha! =S

    Adorei o q descobri aqui!

    BjoO
    pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir