Páginas

O Menino do Pijama Listrado

"A infância é medida pelos sons e cheiros e paisagens, antes da hora escura que a razão cresce."






A história:

A própria orelha do livro afirma que esta é uma história que você deve começar a ler sem saber nada sobre a trama. Sendo assim, eu irei dar só algumas informações.
Ele conta a história de Bruno, um garoto explorador de nove anos, filho de um coronel nazista. Este é promovido para trabalhar em um campo de concentração, e a família ver-se obrigada a se mudarem de Berlim para Auschwitz. Desta maneira, Bruno se sente sozinho em meio a um ambiente inóspito. Sem frequentar a escola, sente falta dos amigos e de pessoas de sua idade com quem possa brincar.

Vizinho a sua nova casa, há o que Bruno acredita ser uma fazenda, na qual todos os fazendeiros usam pijamas listrados. Ele avista crianças nesse local, e os imagina como futuros amigos, porém ele é proibido de ir até lá. Com sua natural curiosidade infantil, Bruno explora os arredores e acaba ficando amigo de Shmuel, garoto judeu, com a mesma idade que a sua. A amizade se desenvolve tendo como separação a cerca enorme de arame, que separa esses mundos tão distintos na aparência, mas tão semelhantes em sua essência. E assim começa a história de Bruno.


Opinião do Deputamadre:

Li esse livro em questão de horas, muito bem narrado e realmente prende o leitor até o fim.
Não é só mais um livro que trata sobre a Segunda Guerra Mundial, Nazismo e as infames doidices de Hitler, é mais que isso, ele trata todos esses assuntos, porém, com uma vertente diferente, sob o olhar inocente de uma criança. O  menino cria todo um mundo de fantasias em meio a a uma realidade tão cruel , e é até um pouco engraçado (e comovente, admito) vê como as crianças encaram a realidade de uma maneira tão bela e ingênua. Gostei bastante da sutileza utilizada na trama, em toda ela.
Confesso que achei o final um pouco previsível, mas digo de ante mão: isso não tira a beleza da história, e nem tira o interesse do leitor em ir até o final.


O menino do pijama listrado é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.

Vale a pena conferir!!!

2 comentários

  1. Eu realmente estou louca por esse livro! *.*
    Já sei que vou precisar ler com um lencinho do lado pq já sou manteiga derretida e com uma história triste, então...

    Bjo
    Pri

    ResponderExcluir
  2. heheheheheeh

    Verdade Pri! A história é bem comovente, e vale a pena você dar uma lida sim!

    Bjo

    ResponderExcluir